domingo, 1 de agosto de 2021

Forças Externas da Vanessa

Em 2015 voltei a morar um tempo provisoriamente com meus pais
Eu tinha 31 anos e recentemente a passado por uma experiência de quase-morte
Tinha uma namorada muito legal, a família dela me tratava muito bem, tudo estava indo até certo ponto muito tranquilo
Naquele período conturbado vou passar muito mais tempo na casa dela do que na casa dos meus pais
Que era na real a casa dos meus avós
Que poucas vezes na vida eu consegui dizer "essa minha casa"
Mas sempre achei aquele bairro, aquela cidade e aquele ambiente muito parte da minha existência pessoal
Sempre achei que me identificava naturalmente com muitas pessoas dali, mesmo sem nem sequer jamais ter conversado com elas
Principalmente aquelas pessoas que tu ver naturalmente na rua todos os dias
E nunca entendeu onde elas moram, Quais são os seus parentes e amigos e o que elas fazem da vida

Nesse meio do caminho todo entre tantas pessoas familiares resolvente
Me deparei com vários skolegas da época da escola
Pessoas que eu naturalmente fui me distanciando ao longo da vida
Pessoas que eu tinha visto a última vez quando tinha por volta de 15 ou 16 anos
Enquanto algumas delas já tinham 18 ou 20 anos
Porque na época da escola eu tinha uma tendência natural de ser estudioso
O que foi naturalmente sumindo do meu ser se tornando uma preguiça existencial que não tem tamanho
Então, as pessoas que eu encontrava na rua tinham mais ou menos a minha idade
Algumas dois anos mais
Algumas dois anos menos
Mas todas tinham naturalmente um pouco da minha geração pois estudamos na mesma época na escola e tivemos as mesmas lições da vida
Ao menos era isso que eu achava que se refletiria no nosso corpo físico

Então, andando pelos bairros próximos, comecei a ver alguns colegas...
Pessoas que vagavam na rua aleatoriamente a minha vontade
Eu as encontrará vá voluntariamente no dia a dia que elas tinham de rotina
Ninguém interferia na vida e ou na rotina de ninguém
Apenas os nossos caminhos se cruzavam aleatoriamente e havia uma mera troca de olhares
Aquela troca de olhares que dia mais ou menos isso:
"Acho que eu te conheço de algum lugar... ah sim, é do tempo da escola"
E nesses tantos encontros desencontradas pela vida que eu tive as mais absurdas surpresas
Aquele bonitão da escola, aquele mexidinho atleta e capitãozinho do time de futebol
Aquele mesmo que em 1998, com mais ou menos 17 anos
Enquanto eu mal tinha 14
Ele já conseguia escolher quais as meninas que ele queria andar de mão dada pelo recreio da escola e dar beijinhos
Esse mesmo aspirante a menino popular na escola no final dos anos 90
Agora já estava totalmente Calvo, com uma cicatriz no rosto que ia da testa até o queixo e ainda possuía um olho de vidro
Ou mesmo uma da vistas vazada
Mas com certeza um olho dele era totalmente branco 
Justamente ou olho do lado da cicatriz no rosto
Apenas Essa visão Depois de alguns anos
Já se tornou bastante chocante

Depois, alguns dias adiante, eu encontrei 
Aquela menina a qual eu era perdidamente apaixonado com 14 anos
Lembro seriamente que eu tinha 14 e ela tinha 16
E lembro também que esse foi o ponto crucial ao qual ela se apegou para me dar aquele fora clássico do adolescente com Paixões platônicas
Hoje em dia percebo que isso acontece naturalmente ao longo da vida
Mas na época eu não entendi o quão isso era passageiro e/ou repetitivo na vida do ser humano
Então, totalmente ao acaso da vida, cruzei com ela na rua
Ela aparecia aquela vovózinha da Warner Brothers, a pseudo dona do Piu-Piu
Sim!
Exatamente essa a visão que eu tive dela depois de alguns anos sem ter cruzado com ela pela vida
Demorei alguns minutos a me lembrar de onde eu conhecia aquele rosto que me olhava com um olhar simpático e eu fiz questão de fazer uma cara emburrada e fechada pois não tinha reconhecido
Até tive um leve arrependimento depois que lembrei a origem oficial daquele olhar
Mas como ela tinha virado o rosto para mim há mais de 20 anos atrás
Não tive remorso em fazer o mesmo na época "atual"
Depois fiquei pensando no quanto que eu poderia ter curtido com ela enquanto nós dois tínhamos a juventude toda pela frente
E encarnada em nossos corpos
Mas....
Acho que a vida segue o seu rumo natural e no final das contas
Tudo acaba dando mais ou menos certo
E estamos onde estamos porque deveríamos estar onde estamos

Mas sempre tem aquele caso especial que acaba de chocando contudo essa informação do século XXI
VANESSA
Claro que um pouco desse peso Eu descarrego no próprio nome da pessoa
Vanessa foi o nome da mãe do meu filho
Vanessa foi o nome da psicóloga a qual eu jubilei 
Pois me tratei na terapia com ela durante 10 anos
Vanessa é o nome da esposa do Deadpool nas adaptações para o cinema
E mais inúmeras outras referências que eu tenho é esse nome ao longo da minha vida 
Que eu não vou conseguir lembrar agora de cabeça e vou acabar esquecendo algo importante
Então vamos deixar por essas três que já está de muito bom tamanho


VANESSA
Foi em 2018 que eu e o Daniel
Meu grande ex amigo de longa data 
Da escola também
Estávamos aleatoriamente passeando pelo bairro e fomos comprar algumas cervejinhas naquele bar que não fecha nunca
Aguardando pacientemente na fila
Acabei olhando para dentro do bar e reencontrei visualmente com mais uma das colegas da escola que eu não via há muitos anos
Lá estava mais uma Vanessa
Entre tantos e tantas seres humanos pela terra
Vagando aleatoriamente sem jamais ter grandes planos da vida
Principalmente de reencontrar esses colegas da época longínquo da escola
Cada vez mais longe com a devido a velhice chegando
Eu a revi depois de alguns anos
Tava ela e ou então marido atendendo no bar
Meu amigo Daniel chegou a conversar com o cara
O cara demonstrou claramente lembrar da minha pessoa na época do colégio
Minha memória ofuscada pelo brilho dos excessos ao longo dos anos
Infelizmente não conseguiu lembrar dele
Mas o rosto dela estava absurdamente claro nas minhas lembranças
Eu lembrei exatamente onde ela sentava na sala de aula
Lembrei de alguns poucos trabalhos de aula que fizemos juntos 
Lembro vagamente de ser química e ou geografia
E o mais espantoso de tudo até então:
Aquela face estava estruturalmente exatamente igual como eu me lembrava!!!
Parece que tinham passados algumas dias desde a última vez que eu a vi
E já se passaram quase 20 anos
Eu fiquei quase horrorizado por ter presenciado aquela cena ao vivo
Era como se eu tivesse vendo um fantasma na minha frente
Aqueles fantasmas que ninguém lembra que existem
Pois, se eu estava vendo, deveria ter alguma lembrança rotineiras sobre aquilo
Esse seria o maior assombro da fantasmagoria
Mas não foi nada fantasmagórico e sim muito real
Era Justamente a Vanessa, minha ex colega do tempo da escola
20 anos se passaram desde e possivelmente a última vez que eu a vi ao vivo
E a face dela estava perfeitamente igual e conservada
Seria quase assustadora você não fosse muito lindo plasticamente
Seria assustador se eu não tivesse me acostumado com algumas pessoas "famosas"
Envelhecer muito pouco ao longo dos anos e estar praticamente iguais
Muitas pessoas que tentam isso e não conseguem alegam que essas pessoas famosas tem recursos financeiros para manter o visual jovial
Duvido que essa minha ex colega tem a tais acessos e tais poderes financeiros
Realmente não consegui entender como isso acontece com algumas pessoas
Ela tinha aparência de ter pouco mais de 15 anos
E segundo os meus cálculos ela tinha por volta de 35
20 anos a mais do que aparenta nem mesmo
Todo os artistas Hollywoodianos conseguem manter
Na real, acho que ninguém jamais conseguiu manter tão bem quanto ela conseguiu
Foi uma visão assustadora
E muito bonita por sinal
Ela com mais ou menos 35 anos e com uma aparência tão jovem que parcialmente inabalável
É como se todo o caos do mundo não pudesse a atingir
Eu achei isso lindo em tantas instâncias que eu nem consigo calcular agora
Mas o simples fato do visual dela estar muito intacto foi bem chocante para minha visão imadura inexperiente
Mesmo eu já tendo 35 na época 
E agora eu tenho 37
Passei novamente no mesmo bar e lá estava ela 
Igualmente intocada pelo tempo
Inabalável 
Intocável 
Vendo poeticamente aquela cena de novo
Tive a impressão que talvez ela tivesse na terra muito mais tempo do que aparentasse
Pois se ela estava há 20 anos sem modificar nada e sua face
Poderia ter envelhecido pouco mais de 5 anos nos últimos 1000
E ninguém jamais Notaria nenhuma diferença
Fiquei eu remoendo inúmeras informações
Literárias e fictícias sobre esse fato
E é claro que jamais cheguei a conclusão nenhuma
Mas fiquei abismado 
O quanto que uma Vanessa conseguiu se perpetuar jovem e bela 
Ao longo das duas décadas que se seguiram desde nosso último encontro físico
Assustador 
Enquanto isso eu...
Bom, se não estivesse bebendo jamais iria aquele bar pela segunda vez
Jamais estaria eu bebinho escrevendo esse texto
Sentado numa pedra fria algumas quilômetros adiante do bar 
Rumo a minha casa
Mas confesso que o maior desafio de todos história
Foi conseguir fazer essa esse elogio Exatamente a ela
Ao vivo e a cores
Sem parecer uma trova conquistadora fiada de sempre
Estava também o marido dela ao lado ouvindo tudo
Não me senti nem um pouco acuado pois não era uma cantada e sim um elogio sincero da situação toda
Até falei brincando 
Que ela deveria repetir o processo
Pois estava funcionando muito bem
Quando eu peguei mais uma cerveja e tomei o rumo de casa, me senti muito bem com isso
Me senti evoluído em conseguir elogiar uma mulher sem parecer uma cantada
Me sentia muito bem em poder elogiar uma mulher pela sua beleza física em frente ao marido 
E não haver nenhum estresse a mais Pois todos os envolvidos entenderam que foi apenas um elogio
Fiquei feliz por mim mesmo e mais esta conquista
E naturalmente fiquei feliz por ela
Que conseguiu se manter jovialmente dela ao longo das duas décadas que separam os nossos caminhos
Talvez tenha sido o nome dela 
Tão belo 
Que tenha me cativado 

Nenhum comentário:

Postar um comentário