segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

Maldito Natal

Natal
Acho que de todas épocas do ano acho essa a mais falsa e mais odiosa
Desde que deixei de ser o neto mais querido dos meus já falecidos avós comecei a entender a falsidade comercial e religiosa que isso é
Acho que eu tinha uns 6, 7 anos
Talvez nem soubesse ler as lindas mensagens natalinas na tv
Mas eu entendia que aquela reunião familiar era só pra dar presente
Eu ganhava
A merda do país que eu nasci, em algum ponto crucial do roteiro, não foi tão miserável ou sei eu o porquê
Mas existiu um momento em que minha família pobre tinha grana pra presentes
Sendo roupas ou brinquedos
Utensílios do lar
Era possível ter mais
Eu ainda acho que uma redução de impostos alavancada pela falsa idéia de liberdade criada pela queda no muro de Berlim (09.11.1989)
Mais uma propaganda mentirosa capitalista disfarçada de benção divina
Mas que seja
Chegou uma época em que os presentes acabaram
Eu não era o mais querido por todos
Eu até não me irritava por isso
Me irritava pelo fato de continuarem a me dizer as mesmas coisas e eu ir percebendo que era tudo mentira
Houve um Natal
Acho que eu tinha uns 8
Em que a pobreza começou a nos rodear
E lembro de um Natal em que nem lembro de presentes
Tanto que com os meus 9 minha mãe foi trabalhar
No Natal dos meus 9 estava tudo resolvido? Piorou!
Os presentes para todos estavam alí
Mas começou a briga em família
Meus avós paternos tiveram 3 filhas
Minha mãe era a do meio e moramos com meus avós até meus 11
E com meus 9 a minha tia mais nova estava se separando do marido
Um divórcio hoje em dia geralmente não causa muito transtorno fora dos poucos envolvidos
Naquela época era como uma praga pra uma família, como uma praga egípcia da fome
A família toda sofria
Todos choravam e debatiam pelos cantos, as escondidas ou mesmo abertamente
E foi assim todo o inverno molhado daquele ano
E quando chegou o verão e as festas de final de ano
Eu vi todos que brigaram e se xingaram durante o ano estavam juntos
Bebendo, comemorando e se abraçando
Desejando paz eterna
Eu já sentia aquilo falso mesmo sem saber exatamente o que era "falso"
Se passaram alguns dias e as brigas seguiram
Se formavam grupos e subgrupos familiares
Sendo que a família nem é assim tão grande, e na época, formada 50% por crianças
Eu peecebi o quão falso era aquilo
Uma data que todos se amavam enquanto o resto do ano mal ligavam uns para os outros ou mesmo se detestavam
A falsidade do Natal
Isso só cresceu em mim adolescente
Cresceu e se consolidou
Todo ano eu percebia a falsidade que era aquela data
Repulsiva quase
Com o passar dos anos no meu eu interior eu achava que aquela amargura terminaria quando eu fosse adulto e achasse aquilo tudo um ciúmes bobo de criança que deixou de ganhar presentes
Mas nunca passou
Com oa anos conheci uma menina
Com os anos  viramos adultoa e tivemos um lindo filho
E vivemos 7 anos juntos
Nosso filho tinha quase 6 quando nos separamos
E ele nunca viu uma maldita árvore de Natal dentro da nossa casa
Sempre optamos por ficar os 3 em casa
Sem grandes comemorações
Vendo algum filme
Ou mesmo comendo algo que gostássemos os 3
Mas a "tradição" principal era ir na rua cer os fogos e "rir" doa idiotas que gastavam seu suado salário nisso
E se foram os anos
Nos separamos
Ele com 6 anos foi morar um tempo com a minha mãe que ama Natal
Aí ele achava engraçado por quê se colocar presentes ao pé de uma árvore morta e dizer que um velho que não nos conhece
Pois é! Bizarro!
Depois disso tive um outro casamento que ironicamente nem durou um Natal
Mas sei que ela faria alguma falsidade desse nível, certamente
Depois ainda tive um namoro q passou por 2 natais comigo
E sempre fazíamos algo legal para os 2
Ou os 3 ze meu filho estivesse junto
Mas sem as falsidades típicas de família
Hoje é 25 de dezembro
Tenho 33 anos
Não estou namorando
Os poucos amigos que me restaram estavam com suas famílias
Meu filho estava com a mãe dele
Moro com meus pais (espero que por pouco tempo) e nao quis ser grosso, mas não festejei nada
Jantei e voltei pro meu humilde cômodo
Fiquei sóbrio
Fiquei refletindo sobre toda essa falsidade
Isso nunca vai acabar
A propaganda enganosa de liberdade após a queda do muro de Berlim...
Era só o começo

Nenhum comentário:

Postar um comentário