quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Se Revendo

Eu sempre tive um certo ranço de nostalgia
Sempre achei uma frase infeliz dizer que "antigamente era tudo melhor" 
Porque eu vivi antigamente, antes da era digital dominar ao Dia a Dia do Trabalhador médio classe baixa comum da comunidade brasileira que vivo
E eu lembro perfeitamente a trabalheira a mais que dava para se informar ou mesmo estudar naquela época
Mas ultimamente eu tenho revisitado alguns filmes e séries que olhava na minha infância
Minha infância praticamente se passou nos anos 90 
e lembro de pouco do final dos 80
Com um atraso padrão dos enlatados norte-americanos chegar no Brasil
Muita coisa que eu vi na TV realmente se passava nos anos 70 quando foi gravado
E hoje revendo várias coisas dessa época com a minha mente adulta do século 21
Percebo alguns detalhes que realmente fazem a diferença
Fora, é claro o fato da tecnologia estar com o preço acessível e a massa do Povo ter acesso
Para quem não pesquisa ou não lembra e não tem noção
Uma televisão colorida, por exemplo, só começou a se tornar Popular nas casas brasileiras 30 anos depois do seu lançamento
Hoje o modelo novo do iPhone é lançado em Nova York 
E uma semana depois tu já vê dentro de um ônibus no Brasil
Acho isso um emdeusamento da tecnologia errado, mas cada um faz o que quer com o próprio salário
A questão principal que percebo vendo ocasiões antigas
É o tempo de " digestão" das coisas
Fosse o anúncio de alguma guerra, golpe de estado em um país distante, ou mesmo a fofoca de alguém famoso que estava se separando
Só teríamos o próximo passo da notícia, sem nem saber se realmente era verdade tudo aquilo
Alguns dias ou mais de uma semana depois
Observando agora de Fora da "bolha" daquela época
Parece que o cérebro humano, a sociedade e a convivência em grupo teriam mais tempo para administrar algo novo
Coisa que hoje em dia não temos nem sequer um segundo antes da próxima nova informação desse ou daquele fato vir nos atropelando
Isso dá um certo cansaço no dia a dia do ser humano comum de hoje
Hoje eu sinto como se tivesse vontade de ter passado mais tempo numa época com menos informações
Talvez seja um fantasma da clássica frase:
" A ignorância é uma benção"
O que é um absurdo equívoco achar que simplesmente não saber de algo é porque não aconteceu
Mas realmente desgasta a vida esse excesso de informações
Ou talvez seja apenas a minha idade pesando nos meus dias atuais
Tenho sentido o tempo passando de uma forma bem diferente
Esse último ano que passou para mim foi de tantas coisas novas
Eu perdi muitas vezes a noção do tempo
Teve momentos em que um dia apareceu durar mais de uma semana
E teve momentos em que quando me dava por conta tinha se passado quase um mês e eu ainda estranhava
Que algumas coisas haviam mudado sem eu ter percebido
Foi um ano de eleição bem cansativo para todo mundo que se envolveu
Todo mundo tentou fazer algo digno pela população e pelo país em que vive
Quando passou toda a tempestade impossível não rever várias reflexões internas
Ainda mais revendo essas séries e filmes antigos
Hoje entendo quando realmente as pessoas se vangloriam de ser velhas e ter vivido em outra época
Jamais vou concordar que tudo era melhor antes
Porque eu lembro que algumas coisas eram simplesmente insuportáveis antigamente
Mas começo a entender quando falam disso
Agora refletindo e escrevendo
E lendo isso que acabei de escrever
Realmente acho que estou sentindo a minha idade passando
E isso não é ruim
Ter consciência das mudanças do seu corpo e da sua mente através dos tempos eu acho algo bem interessante
Perceber que "seu tempo" está passando
E não ficar repetindo as burradas de "antigamente"
Nada mais insuportável do que um velho que pensa que sabe tudo
Se eu não sabia nem quando tinha uma mente jovem, que dirá depois de tantas pauladas na cabeça
Fico revendo essas séries e me imaginando como se fosse um ator
Não por atuar em si, mas imaginando a minha vida inserida naquele contexto mais antiquado
Pessoas que me rodeiam fazendo parte daquela família quase sempre feliz das séries e filmes
Depois de algumas vivências fico imaginando Qual das famílias que eu quase tive que seriam a ideal para fazer essa série bagunçada
Na real eu sei exatamente quais seriam as caras e cabelos que eu veria nessa série da família perfeita
Mas como o tempo passa, até mesmo a fase da família já passou
Novamente eu volto a encarar a minha vida como se fosse alguma temporada de série
Como se tivesse passado a temporada de auge da audiência estivesse chegando nos últimos episódios da temporada em que a série é cancelada
Mas...
Se eu estou vendo séries antigas, fora do tempo real em que a série se passa ou foi apresentada oficialmente
Talvez algum dia alguém possa ver a história fora do tempo que nem eu
Alguém mais vai achar que antigamente as coisas eram melhor do que hoje em dia
(E isso eu tenho certeza que jamais será)
O melhor tempo é agora
Se não vivemos o agora não vale viver o amanhã para lembrar do passado
Nostalgia deveria ser um crime fora da ficção
Morrer de tanto viver?
Viver até morrer?
Só perceber a vida quando estiver morrendo?
Viva o agora agora.
Não importa qual seja a temporada.
Bom dia Nadal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário