segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

observações

Já se vão alguns anos...
estava eu sentado a porta de minha casa enquanto meu filho, na época com uns 3 anos, brincava no chão de nosso pequeno quintal (eu e a mãe dele sempre tentamos dar a ele uma vida mais pura e simples possível, sendo assim, uma criança saudável pode e deve sentar-se a terra para brincar um pouco).
Era uma tarde agradável de verão, a sombra era convidativa e uma leve brisa deixava o clima ainda mais agradável no sul do Brasil.
Então, apenas com o rosto voltado para meu herdeiro apaixonado por seus movimento precisos perante o ambiente com uma descida, algumas pedras e ainda umas raízes q devido a pequena erosão do terreno agora se expunham ao ar livre e não mais as profundezas da terra. E foi ali q eu vi uma cena q me impressionou muito pela naturalidade das ações....
Meu bebê sentado de cócoras com alguns carrinhos a seu alcance, e ao meu perceber ele havia construído para seus brinquedos 3 vias, uma espécie de garagem ou abrigo para eles e escavado por de baixo de uma das raízes e feito uma passagem, ou um túnel para os mini veículos passarem sem grandes mudanças em algo q ele não conseguiu tirar do local (seria isso uma obra pública de baixo impacto ambiental?).
Tudo isso, por mais simples e óbvio q pareça a primeira vista, me surpreendeu e muito, pq ele, em nenhum momento havia sido "incentivado" a ser algo assim, urbano. morávamos em uma cidade da região metropolitana, longe das principais vias da cidade, longe de congestionamentos e tudo mais. É claro q ele já havia ido p esses lados, mas nada q o tivesse marcado com certeza, ai do nada, ele faz aquilo q a humanidade fez por todo o planeta, construindo suas habitações e caminhos asfaltados por onde outrora havia apenas a natureza em forte intensidade "morando" ali por tempos quase imemoriáveis.
Percebi eu, q ali se expressa o ápice da genética, onde a geração toda já nasce com o ímpeto de colonizar e impor sua cultura onde quer q seja, assim como os europeus o fizeram, exterminando as civilizações americanas pré colombianas, destruindo suas escritas e reeditando as regras a seu modo, mesmo vendo q ali vivam seres bem melhor organizados e melhor distribuidores de recursos.
Uma criança mesmo sem o incentivo já pretende abalar o ambiente todo o possível para ter assim uma mobilidade e maiores facilidades em sua vida...
...imaginem algo maior q isso, se ao natural isso já está implantado no DNA, imagine algo q já é criado para isso, como cobrar melhorias de construtoras abastecidas por politicagem e corrupção nesse país onde todos os corruptos se dão bem....
Difícil viver assim, com até o DNA culpado ao nascer, como se tudo já rumasse ao fim, ao autodestruidor instinto de sem futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário