sexta-feira, 3 de maio de 2019

Uma noite fresca pra chorar

3 de maio
Sexta-feira
Fim do verão
Mesmo assim um dia bem quente
Fui ao sindicato
Sexta é um dos dias que a fábrica me liberou da marreta e do ferro pra atividades sindicais
As vezes quase sempre acho que sou um maldito sortudo por isso
Enquanto eu acordo as 9 pra ir ao sindicato numa sexta
Meus colegas acordam as 5 pra bater marreta das 7 as 16
Mas as vezes, quase nunca
Algum elogio vem do nada
Semana passada o jurídico do sindicato
Com uma excelente representante de uma índole indiscutível me elogiou
Dizendo que faço bons comentários em situações necessárias de negociações com patronal
Cstegoria que quer sempre nos esmagar
Mesmo sem perceber que estão SE destruindo junto
Mas é do jogo
Esse elogio me curou
Eu vinha passando por dias terríveis dentro de mim mesmo
Me aliviou
Muito me questiono se faço o certo
Isso me ajudou
E me faz pensar que rstou onde estou
De poder acordar as 9 numa sexta
Por mérito, e não sorte
Foi uma sexta típica no sindicato
Sendi destruído por um governo totalitarista e de extrema direita, estamos ficando sem verba para a luta e cada vez enxugando mais os gastos
A atividade de hoje foi analisar a mudança da sede e algumas outras questões a ver com isso
Foi uma tarde tensa
Lá pelas 17 o tempo se armara pra uma grande tempestade
Fim do espediente
Fui na casa de uma amiga qie mora ali perto
"Uma mulher que eu to comendo"
Penso comigo mesmo que seria um gatilho certo para não se apegar, apesar de eu gostar dela
E um machismo ridículo
Fui
Deitei ao lado dela e dormimos por uma relaxante hora inteira
Ao acordar, perto das 19, fui a sala ver tv e beber algumas latas
Ela sempre tem cerveja pra me agradar
Fiquei ali alguns minutos vendo Simpsons
Aquela familia americana e amarela sempre me diverte
Perto das 20 a carona dela ao litoral chegaria
No sábado cedo pegarei meu filho na entrada do serviço da mãe dele
Vou pra casa!
Me despedi e peguei mais uma lata lacrada e bem gelada
Levei as 3 vazias ao lixo
Uns bjs
Umas promessas
Fui!
Caminhando como gosto
Desfrutando do bairro que eu mesmo tanto adoro conviver
Voltei a pensar nas finanças
Essa merda de governo está nos fudendo!
Fora isso, envolveram grande parte da categoria de trabalhadores nisso
Com mentiras e enganações
Mas muitos cairam no papo dele
Vamos nos mudar
O nosso prédio, sede da entidade tem uns 50 anos
Reformado várias vezes, mas ainda é o mesmo, no mesmo endereço
Meu avô era metalúrgico e sindicalizado
Minha mãe foi um tempo
Eu sou metalúrgico e sindicalista
Meu vô me contava de alguns feitos de sua época
Greves e conquistas
Andava uns 35 km de bicileta, ida e volta do trabalho, por dia
Por anos
Mesmo aposentado
Trabalhou até 36 hrs antes de morrer
Aos 72 anos
Um exemplo a família toda, que pouco foi seguido
Aquele prédio que minha mãe descreve que brincava pelo corrimão da escada
Aa paredes todas devem ter histórias absurdas
De luta
De perdas
De sangue
E de festas
As festas acabaram a muitos anos, pois a região virou nobre e residencial ao decorrer das décadas
Fiquei pensando na ironia de que um trator
Montado por trabalhadores da nossa categoria
Vai destruir nossa sede
Boa parte da história
Nessas poucas quadras lenatei a cabeça e olhei para um céu da noite
Agora, pós tormenta, bem estrelado
Pensei que aquele mesmo céu meu avô deveria ter visto muitos anos, indo trabalhar de madrugada
Ou fazendo hora extra até bem tarde
O céu da zona norte da capital lambia aquele prédio velho
Eu fui até a esquina e fiquei alguns instantes admirando
Chorei
Pensando o quanto meu avô lutou por aquilo
O quanto tantos e tantas lutaram por aquilo
E justo na minha geração vai ser derrubado
Destruído
Mas depois de me sentir fraco e impotente perante isso
Gargalhei
Pensei no quanto já evoluímos desde então
Um prédio não é nada
Apenas um símbolo e um gigantesco guardador de coisas
E mais nada
O símbolo vai cair
A ideologia sim não pode morrer
Jamais
Me senti enfim feliz de saber que posso não fazer tudo que eu deveria pela classe
Mas faço tudo que eu posso e consigo
Meu avô teria orgulho de mim
Pela bicicleta
Pela profissão
E pela luta!
Me sinto aliviado
Preciso mijar e por a cerveja toda fora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário